Chinese (T)EnglishFrenchGermanJapanesePortugueseSpanish

Cadastro






Quem está Online

Nós temos 3 visitantes online

Apostilas

 

As apostilas são materiais específicos para cursos, masterclasses, workshops e material curricular (vários formatos) para público-alvo diferenciados.

Desenvolvemos materiais específicos para escolas de música em geral.

Na minha opinião a utilização de apostilas específicas por assuntos têm uma resposta pedagógica excelente. Por exemplo, o aluno ou grupo de alunos rockeiros gostariam de entender ou incorporar um pouco da linguagem jazzística. Uma apostila específica deve pegar os elementos utilizados em rock e adaptá-los para o novo estilo. A dosagem de cada assunto deve estar à critério do professor de acordo com a resposta do aluno ou grupo. Por exemplo, um "passo a passo", com avaliações práticas costuma dar bom resultados.

Aos poucos os licks e padrões s/ escalas vão sendo substituídos pelo fraseado típico do estilo, as progressões e cadências harmônicas vão sendo incorporadas já com a sonoridade jazzística, a abordagem técnica, sonoridade e interpretação vão aparecendo e claro, o repertório com exemplos de performance motivando o estudante. Sim, é possível rockeiros tocarem jazz - eu não disse serem jazzistas. É possível rockeiros incorporarem elementos de jazz na sua performance e vice versa. Observe que quando limitamos os nossos objetivos, a capacidade de concentração e assimilação devem aumentar.

Apostilas específicas têm a vantagem de poderem ser personalizadas de acordo com o público alvo, o que possibilita um mesmo assunto ser editado de várias maneiras. Como pedagogo continuo buscando formas diferentes de ensinar um mesmo assunto, é o que chamo de re-didatizar. Se a cada etapa o estudo ficar mais musical, melhor o resultado.

Um dos maiores desafios é ensinar determinados assuntos para quem já toca e não lê partituras (e nem pretende !). Não importa como, mas temos a obrigação de tentar desenvolver um forma qualquer de aprendizado capaz de atender as necessidades dos alunos. No caso dos guitarristas é só lembrar uma velha piada:

Como se faz para um grupo de guitarristas parar de tocar ? É só colocar uma partitura na frente de cada um deles !!!

Nós guitarristas sabemos que esta piada não está tão fora da realidade assim e fica aqui mais um desafio para os didatas. Tô nessa !!!